Os benefícios do Tomate para a saúde

A Importância das Variedades Locais
As variedades locais, estão bem adaptadas à sua regiões de origem. São mais rústicas e desenvolvem-se sem a aplicação de fertilizantes e pesticidas e são menos exigentes em regas.
São por isso de cultivo mais ecológico, e ideais na implementação de boas práticas agrícolas.
A preservação e consumo destas variedades, que são parte integrante do nosso património agrícola, são uma forma de apoio à produção local. Contribuem ainda para um regime alimentar mais rico e variado, do ponto de vista nutritivo e do paladar.

Benefícios do Tomate
Rico em vitaminas A, B9 (ácido fólico), C, ácidos cítrico, málico, tartárico e em flavonóides.
Contém licopeno, um importante anti-oxidante e sais minerais (sódio, potássio, cálcio e fóforo). Desintoxicante e diurético, purifica o sangue. Rico em oligo-elementos (zinco, cobalto, boro, flúor, bromo e iodo)


Como consumir
Consumir tomate maduro e na época própria. Consumir em fresco, em saladas, com outros legumes, queijos, sementes e frutos. Consumir em caldeiradas, molhos e refugados. Temperado com sal ou flor de sal e aromáticas.


Participação especial: Chefe Ricardo Bernardo

Bom Apetite

Organização: Prove- Associação In Loco, COLHER PARA SEMEAR ( Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais) e ASTA (Associação de Artes e Sabores de Tavira).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails