Benefícios da Courgette para a saúde

 
Não só tem poucas calorias como é rica em minerais e vitaminas. É aconselhada no tratamento de problemas digestivos e pode ser preparada de mil maneiras diferentes: em sopas, saladas, recheada...

Pertence à mesma espécie botânica da abóbora mas a courgette (ou abobrinha) tem as suas próprias características, independentemente da variedade, tamanho ou cor. É constituída essencialmente por água e hidratos de carbono, com uma baixa percentagem de gorduras e de proteínas.

Ainda assim, o consumo deste legume oferece uma quantidade considerável de fibra e, a nível das vitaminas, destaca-se a presença de folatos (que pertencem à família das vitaminas B) e de uma pequena quantidade de vitamina C. A principal diferença entre a abóbora e a courgette é que a primeira é rica em betacarotenos e vitamina A, e a segunda quase não os contém. Em contrapartida, a courgette é rica em minerais, sobretudo, potássio.

 

Boas razões para a saborear

1. Ajuda a perder peso
O seu baixo valor calórico faz com que seja recomendada nas dietas para perder peso, ainda que esse valor dependa da forma como é preparada. Quando frita, chega a duplicar o número de calorias porque absorve facilmente o azeite.

2. É digestiva
Devido à sua constituição rica em mucilagem (tipo de fibra), este legume tem propriedades emolientes, ou seja, suavizantes da digestão. Tem também um ligeiro efeito laxante e está indicada para pessoas com problemas de estômago, má digestão, gastrite e prisão de ventre.

3. É benéfica para o coração
Apresenta efeitos benéficos para os rins devido ao seu elevado nível de potássio e baixo nível de sódio (sal). É recomendada para pessoas que sofram de alguma patologia renal ou cardiovascular e hipertensão, porque ajuda a normalizar os níveis da tensão arterial.

4. Versatilidade na cozinha
A courgette pode ser preparada de mil maneiras: cozida, refogada, frita, assada, recheada ou gratinada, em saladas e sopas ou como acompanhamento de carne ou peixe.

Truques que deve saber

- Procure conservar a casca pois é onde estão todos os nutrientes.

- Compre as mais pequenas e compactas, com casca brilhante e sem defeitos nem manchas.

- Antes de as fritar, seque-as bem para o óleo não espirrar.

- Se encontrar courgettes com flor, não as tire. Pode cozinhá-las, recheando as maiores e mais frescas com carne, arroz...

- Mantêm-se frescas até duas semanas no frigorífico.


Informação nutricional
(quantidades por cada 100 g)

- 17 mg de vitamina C
- 20 mg de magnésio
- 22 mg de cálcio
- 17 kcal
- 3 mg de sódio
- 248 mg de potássio
- 2 g de hidratos de carbono
- 33 mg de fósforo
- 94 ml água
- 0,3 g de gordura
- 1 g de fibra 


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails