Apresentação do livro “O Sítio Onde se Está” de José Azevedo Mendes



O livro “O Sítio Onde se está. Fotografias médicas nas sanzalas da Gabela (1963)”, de José Azevedo Mendes, será apresentado no próximo sábado, dia 17 de Novembro, pelas 16h, na Ordem dos Médicos em Coimbra. A obra será apresentada por Luís Azevedo Mendes, juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra.

“O Sítio Onde se está” apresenta uma visão diferente da guerrra colonial e da acção dos militares portugueses em Angola, sendo uma obra de rara beleza e expressividade.

O seu autor, José Azevedo Mendes, é médico estomatologista na cidade de Coimbra, formado pela Universidade de Coimbra, e que exerceu uma intensa actividade profissional ao longo de mais de quatro décadas no seu consultório da rua de Macau, no Bairro Norton de Matos. É casado, pai de dez filhos e avô de catorze netos.

O livro recolhe uma selecção de fotografias médicas que há cinquenta anos o autor, então oficial do batalhão de Cavalaria 350 mobilizado para Angola em 1962-1964, fez da actividade de uma equipa médica-sanitária na região da Gabela, província do Quanza-Sul. Esta equipa médica, dirigida pelo tenente Azevedo Mendes e constituída por sua iniciativa, desempenhou um valioso trabalho de assistência à população africana da Gabela, sendo na época uma acção pioneira nas sanzalas (aldeias africanas) e que foi reconhecida pelas autoridades civis e militares de Angola.

“O Sítio Onde se está” é um excepcional documento para a história da presença portuguesa em África e interessa de um modo especial aos milhares de portugueses que passaram por Angola e que viveram uma experiência semelhante à do autor.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails